PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 40423 > OPERAÇÃO YANOMAMI MINISTRA DA SAúDE VISITA HOSPITAL DE CAMPANHA DA FAB EM BOA VISTA (RR)

OPERAÇÃO YANOMAMI

Ministra da Saúde visita Hospital de Campanha da FAB em Boa Vista (RR)

Publicado: 2023-03-02 14:58:25
Durante a visita, que ocorreu nessa quarta-feira (01/03), a Ministra destacou a importância do trabalho feito pelos profissionais de saúde da Aeronáutica

A Ministra de Estado da Saúde, Nísia Trindade Lima, acompanhada do Comandante do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), Major-Brigadeiro do Ar Raimundo Nogueira Lopes Neto, visitou na tarde dessa quarta-feira (01/03), a Casa de Saúde Indígena (CASAI) e o Hospital de Campanha da Força Aérea Brasileira (HCAMP), em Boa Vista (RR).

Durante a visita ao Hospital de Campanha, a Ministra destacou a importância do trabalho feito pelos profissionais de saúde da FAB, na Operação Yanomami. “Faço esse registro especial à Aeronáutica que montou o Hospital de Campanha. O papel da equipe de saúde da FAB tem sido fundamental para salvar vidas", salientou.

Segundo o Comandante do HCAMP, Major Médico Felipe Figueiredo, o hospital é formado por uma equipe especializada em clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, pediatria, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos em enfermagem. “Os profissionais seguem uma rotina de atendimento às crianças e adultos que chegam ao local com quadro de desnutrição, pneumonia, parasitose intestinal, malária, doença de pele, dentre outras”, disse.

O Secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, ressaltou a contribuição das Forças Armadas na operação. “A presença do Hospital de Campanha está sendo muito importante para desafogar a CASAI. Essa parceria tem sido fundamental. Nossa intenção é poder levar hospitais de campanha para todos os territórios do povo Yanomami”, finalizou.

Hospital de Campanha

O HCAMP da FAB chegou, no dia 01/03, nos 1655 atendimentos a indígenas desde o início da sua inauguração em Boa Vista, na Casa de Saúde Indígena (CASAI). A saúde dos indígenas tem evoluído de forma satisfatória, sem registros maiores de transferências para hospitais da capital.

CASAI

De acordo com a Portaria do Ministério da Saúde nº 1.801/2015, a Casa de Saúde Indígena é o estabelecimento responsável pelo apoio, acolhimento e assistência aos indígenas direcionados aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). Sua principal missão está relacionada ao exercício da gestão da saúde indígena, no sentido de proteger, promover e recuperar a saúde dos povos indígenas, bem como orientar o desenvolvimento das ações de atenção integral à saúde indígena.

Fotos: Tenente Flávia Rocha/ CECOMSAER 

Vídeo: Sargento André Souza / CECOMSAER